Grua MC85 opera em obra do primeiro edifício AAA…
Via Engenharia adquiriu grua Potain de última geração para empreendimento que busca certificação LEED.
Desde o início de outubro, o canteiro de obras em que a construtora Via Engenharia trabalha para erguer o primeiro ‘edifício verde’ de Belo Horizonte, em Minas Gerais, conta com a colaboração de um ágil guindaste de torre, em todas as principais operações de movimentação de materiais, peças e equipamentos para a obra.
A aquisição da grua, modelo Potain MC85, comercializada e implantada pela Locabens, integra o minucioso cronograma planejado pela construtora, contratada pela Fundação Forluminas de Seguridade Social – Forluz, para estabelecer o edifício que receberá certificação LEED categoria ouro, através do Green Building Council do Brasil – GBC Brasil. Para ser reconhecido como sustentável, o empreendimento passa por rigorosa avaliação desde a concepção do projeto, e entre as especificações estão caraterísticas como materiais com conteúdo reciclado, cimento com baixo índice de compostos orgânicos voláteis, e análise sobre a insolação térmica.
Na fase de construção, serão empregados processos e equipamentos específicos, para alcançar redução de 40% no volume de água utilizado, e até 19% no consumo de energia. Segundo o engenheiro Marco Carminatti, gerente comercial da Locabens, a empresa já implantou e operou guindastes de torre Potain em diversos empreendimentos brasileiros certificados, e além da vantagem operacional oferecida pela alta tecnologia embarcada presente no modelo MC85, o baixo consumo energético oferecido por toda a linha Potain, representou diferencial imbatível diante de qualquer concorrente. “A MC85 adquirida pela Via Engenharia possui lança de 50 metros e a torre alcançará 145 metros de altura, na etapa final da construção. Além das necessidades explícitas no processo de certificação, o empreendimento fica ao lado de um grande hospital, particularidade que valorizou ainda mais a vantagem da baixa emissão de ruídos, apresentada pela Potain MC85”, destacou Carminatti.
Quando inaugurado, o edifício terá 24 pavimentos, 5 subsolos, e ocupará 52 mil metros quadrados planejados para abrigar mais de 2.800 pessoas. Entre outras características, o Edifício Forluz contará com sistema inteligente de reuso de água, automação de persianas, sistema de ventilação noturna e elevadores inteligentes. Segundo Laura Penna, uma das arquitetas responsáveis pelo projeto, a construção de edifícios verdes apresentam custo maior que o de obras convencionais. Entretanto, o investimento é recuperado nas economias que os empreendimentos proporcionam depois de prontos.
Conheça outros empreendimentos que receberam a certificação LEED e contaram com a colaboração da Locabens:
– Estádio Nacional – Brasília;
– Shopping Iguatemi Alphaville;
– Edifício Infitity Tower;