Complexo Multiuso Parque da Cidade

Gruas Potain assumiram a missão de acelerar a movimentação vertical de cargas nas obras da OR

Planejamento é a palavra que define com maior abrangência o conceito do complexo multiuso empreendido pela Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR’) em uma das áreas com maior valorização imobiliária da capital paulista. Mas Sustentabilidade, inovação, ousadia e tecnologia também se adequariam bem à função de qualificar as operações no canteiro de obras organizado para criar cinco torres corporativas, uma torre de salas comerciais, dois edifícios residenciais, um hotel, um shopping, restaurantes e praças, integradas em um parque linear.

O projeto pode ser o primeiro da América do Sul a receber a certificação LEED ND (Leadership in Energy and Environmental Design Neighborhood Development). É um dos 18 que integram o programa Climate Positive Development da Rede C40 e da Fundação Clinton em todo o mundo, e reúne soluções estruturais planejadas para adotar o que existe de mais adequado ao conceito Sustentabilidade. Por isso, assim como aconteceu em muitos empreendimentos brasileiros certificados pelo Green Building Council Institute, na etapa de obras, foram requisitados o desempenho e as vantagens operacionais das gruas Potain de última geração que integram a frota para aluguel Locabens.

O diretor técnico da Locabens, Paulo Carvalho, ressaltou que as operações de movimentação de cargas na construção do emblemático Parque da Cidade realizado pela OR’, serão realizadas por equipamentos que oferecem segurança e eficiência operacional máxima, e estão plenamente alinhados às práticas sustentáveis que guiam o projeto. “Já implantamos uma grua móvel sobre trilhos, modelo Potain MC175B com lança horizontal, e uma MCR225 com lança articulada. Dois guindastes equipados com o que existe de mais atual para mover cargas de até 8t, com economia energética e mínima emissão de ruídos”, afirmou o engenheiro. “No período de obras das duas primeiras torres que serão construídas, teremos seis guindastes de torre em operação. Esta é uma obra que terá alto índice de mecanização. E pré-moldados na estrutura, na fachada e banheiros prontos são exemplos de algumas características presentes nesse projeto”, afirmou Paulo.

Marco Carminatti, que responde nacionalmente pela gestão comercial da Locabens, destacou a preocupação dos responsáveis pelo empreendimento com relação à mecanização de operações e aproveitamento de novas tecnologias para elevar a eficiência técnica do trabalho realizado no período em que o complexo estiver em obras. “Cada uma das cinco grandes torres corporativas será construída com o apoio de duas Potain MCR225A. Essas gruas sãos os guindastes de lança articulada mais populares no mundo e reúnem tecnologia e itens de segurança únicos no mercado brasileiro”, concluiu Carminatti.

O cronograma de obras do Parque da Cidade prevê operações por mais de cinquenta meses. Quando finalizado, o complexo inspirado no conceito de cidades compactas construído pela OR’ revelará 22mil m² de áreas verdes perfeitamente integrados aos novos edifícios criados pela Construtora e seu pequeno exército de colaboradores diretamente envolvidos no empreendimento.

FICHA TÉCNICA
Empreendimento: Parque da Cidade.
Tipo: Terminal de passageiros em Aeroporto.
Localização: Rodovia Santos Dumont, Km 66, Campinas – SP.
Construtores: Consórcio Construtor Viracopos.
Características: Construção de novo terminal de passageiros e edificações complementares.
Gruas Implantadas: 01 grua Potain MC 475M25 e 01 grua Potain MC 465.
Especificidades e Justificativa: Gruas Potain de lança horizontal de alto desempenho, para aplicação em obras de grande porte. Implantação especial sobre trilhos. Capacidade de carga entre 25 t e 3 t, no maior raio (80m). Versatilidade para montagens com diferentes composições de torre.
Início das Operações (Implantação): Janeiro de 2013.
Fim das Operações (Das Gruas): Fevereiro de 2014.