Locabens estreia nova grua Potain em Viracopos

Guindaste de torre de última geração opera em obra com cronograma apertado.

No canteiro de obras que o Consórcio Construtor Viracopos estruturou a sudoeste do depósito de cargas do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas – SP, as equipes de Constran S/A Construções e Comércio e Triunfo Construtora, se comprometeram a usar toda a sua experiência em empreendimentos de grande porte, para dirigir as frotas de máquinas e equipamentos, e o exército de trabalhadores que ultrapassará três mil profissionais, dedicados a construir um novo terminal de passageiros e outras edificações, até maio de 2014.

O projeto do empreendimento prevê o terminal com 145 mil m² e um edifício garagem, com capacidade para acolher quatro mil veículos, lojas, escritórios, restaurantes e estruturas dimensionadas para receber futuras ampliações verticais. Sete estações remotas, 28 novos pontos de embarque, ampliação das pistas para manobra de aeronaves, e 35 novas vagas para aviões de grande porte completam os planos da Concessionária Aeroportos Brasil, atual gestora de Viracopos. E se a avaliação preliminar dos objetivos e prazos a serem alcançados indicava a adoção de métodos construtivos contemporâneos e o uso de muitos itens pré-armados em aço e concreto, não foi surpresa a escolha das gruas de lança horizontal fabricadas pela marca líder mundial no segmento, como os principais equipamentos responsáveis pela movimentação vertical de cargas, fôrmas e peças pré-fabricadas, durante as obras no aeroporto.

O gerente comercial da Locabens, Marco Carminatti, revelou que ao avaliar as exigências apresentadas no projeto do Consórcio, o departamento de engenharia Locabens entendeu que havia chegado o momento de trazer uma nova tecnologia ao país, e além da enorme grua MC 475M25, com capacidade para elevar até 25 t ou movimentar 3 t em raio de 80 m, recomentou também a aplicação do modelo Potain MC465, importado e integrado à frota para aluguel da Locabens para suprir as demandas em Viracopos. “De fato, uma das gruas, desembarcou no porto e seguiu direto para o canteiro de obras em Viracopos”, comentou Carminatti. “O projeto que elaboramos recomendava dois guindastes de alta performance, com montagem especial sobre trilhos e lanças de 70m, de forma que o seu raio de alcance dentro da obra pudesse ser amplo”, afirmou o responsável por gerir a equipe de atendimento comercial da Locabens no Brasil. “É interessante podermos aplicar esse novo guindaste em Viracopos, pois o prazo para a obra é curto, e o Consórcio precisa contar com versatilidade e desempenho em alto nível. Faixa de operação em que as gruas Potain são imbatíveis”, concluiu Carminatti.

Segundo o engenheiro Paulo Carvalho, diretor técnico da Locabens, conforme a configuração de montagem escolhida, a nova grua MC465 que opera em Campinas pode oferecer, praticamente, a mesma capacidade de carga que o modelo MC475M25. Contudo, a MC465 apresenta maior flexibilidade em montagens com torres de diferentes dimensões. Por exemplo, em chassis de 6 m² e montagem ascensional, situação em que o modelo 475 não se adapta, pois exige base de 8 m². “Oferecer ainda mais alternativas operacionais e soluções para aplicações em obras com necessidades diversas, mantendo a alta capacidade de carga e desempenho. Essa é a característica principal da nova MC465, que agora disponibilizamos ao Brasil”, afirmou Paulo. “No canteiro de obras do Consórcio Construtor Viracopos, por exemplo, essa grua foi montada com o chassi de 8 m² móvel, sobre trilhos, elementos de 2,5 m², transição e elementos de 2 m² na parte superior da torre. A lança tem 70 m de comprimento e a capacidade de carga da grua é de 25 t. Um conjunto eficiente e bem resolvido, que pode ser modificado para atender necessidades diferentes, conforme a obra evoluir”, concluiu Paulo.

Implantadas em meio às obras e nas áreas onde em alguns meses existirão as laterais do novo terminal de passageiros do aeroporto, as gruas Potain da frota Locabens serão aliadas incansáveis na busca pelo objetivo final do empreendimento, que investirá R$ 9,5 bilhões em cinco fases de obras, para oferecer novas instalações a 14 milhões de usuários ao ano.

FICHA TÉCNICA
Empreendimento: Ampliação do Aeroporto de Viracopos.
Tipo: Terminal de passageiros em Aeroporto.
Localização: Rodovia Santos Dumont, Km 66, Campinas – SP.
Construtores: Consórcio Construtor Viracopos.
Características: Construção de novo terminal de passageiros e edificações complementares.
Gruas Implantadas: 01 grua Potain MC 475M25 e 01 grua Potain MC 465.
Especificidades e Justificativa: Gruas Potain de lança horizontal de alto desempenho, para aplicação em obras de grande porte. Implantação especial sobre trilhos. Capacidade de carga entre 25 t e 3 t, no maior raio (80m). Versatilidade para montagens com diferentes composições de torre.
Início das Operações (Implantação): Janeiro de 2013.
Fim das Operações (Das Gruas): Fevereiro de 2014.