Locabens integra M. Carminatti à Equipe Nacional

Empresa líder no mercado de locação de gruas, investe em ampliação do time para atender novas demandas.

Com mais de 50 anos de experiência em aluguel e venda de equipamentos para construção civil, e detentora de um singular portfólio de participação em empreendimentos de alta complexidade, a Locabens iniciou 2011 reestruturada para oferecer mais diferenciais ao mercado brasileiro. E para os dirigentes da empresa, reunir a maior frota de gruas para locação do país, e responder como representantes exclusivos da Potain em território brasileiro, significa motivação adicional para planejar novos investimentos. Segundo Paulo Carvalho, diretor técnico da Locabens, a empresa irá ampliar ainda mais a sua extensa malha de suporte operacional dentro do Brasil, criando novas centrais técnicas, em regiões estratégicas do mapa de crescimento econômico desenhado para os próximos anos.

Ao comentar as iniciativas implementadas nos últimos meses, além da continua renovação e ampliação no conjunto de equipamentos de última geração que a Empresa oferece ao mercado, Paulo é enfático ao afirmar que a estratégia de atrair os melhores profissionais e formar mão de obra especializada, desempenha papel fundamental no planejamento da Locabens. “O nosso trabalho é baseado em duas premissas: disponibilizar equipamentos com alta qualidade, que ofereçam performance e confiabilidade em qualquer situação; e oferecer atendimento técnico especializado, focado na satisfação plena das necessidades dos nossos clientes”, afirma. “E proporcionar o melhor respaldo técnico, para clientes em todas as regiões do país, exige excelência também no grupo de especialistas que integra os times comerciais da Empresa”, defende o diretor.

Organizada para oferecer apoio técnico em todas as etapas dos empreendimentos, desde o início do ano, a equipe Locabens passou a contar com um novo Gerente Comercial. E a especialização do Engenheiro Civil Marco Carminatti, 48 anos, assegura que a citada segunda premissa da Empresa, continuará representando grande diferença.

Confira algumas das experiências e opiniões do profissional que trouxe a Potain ao Brasil, no final da década de noventa, e agora volta a trabalhar com a marca, na linha de frente do atendimento da Locabens:

IG: Você foi o responsável por iniciar as operações do maior fabricante mundial de gruas no Brasil. Como aconteceu a chegada da Potain ao país?
Eu já havia chefiado projetos na Gerdau e no Grupo Lafarge, quando, ao final de 1997 assumi a responsabilidade junto à matriz da Potain, na França, para criar e desenvolver a primeira filial da Empresa no Brasil, através da locação de uma frota exclusiva de gruas de última geração.

Naquele momento, para reduzir o investimento nessa complexa implantação, eu optei por selecionar uma empresa sólida e bem estabelecida no mercado de gruas, que pudesse responder pela operação da nova frota. E assim, no início de 98, a Locabens foi nomeada distribuidor oficial Potain, e assumiu as áreas Operação e Manutenção Técnica de todos os equipamentos da filial.

IG: E como a Locabens se tornou representante exclusiva da Potain em todo o território brasileiro?
Durante os cinco anos seguintes à nomeação da Locabens como distribuidor oficial, a filial brasileira da Potain cresceu e aumentou a sua frota exclusiva. Conquistamos diversos prêmios por desempenho, e não só por conta da performance das gruas, mas também devido à excelência nos serviços prestados pela Locabens.

No ano 2001, após a aquisição das plantas industriais e da marca Potain pelo Manitowoc Crane Group, a Locabens propôs a compra da frota da filial brasileira. E com aval da multinacional líder mundial em gruas (Potain) e guindastes de esteira (Manitowoc), essa eficiente empresa paulista se tornou a representante exclusiva da Potain no país, e iniciou um empolgante processo de desenvolvimento corporativo, que em poucos anos lhe permitiu assumir a liderança nacional do mercado de locação, com mais de 170 gruas de alta performance operando em todo o Brasil.

IG: Após a Locabens assumir a representação da Potain, você continuou desenvolvendo as linhas de produtos da Manitowoc?
Com a linha Gruas bem cuidada nas mãos da Locabens, durante os anos seguintes e até início de 2007, quando deixei a direção da Manitowoc, dediquei-me ao desenvolvimento do mercado de guindastes hidráulicos (linha Grove) e sobre esteiras (linha Manitowoc), conquistando excelentes resultados junto aos maiores locadores de guindastes do Brasil. E nos últimos 03 anos, atuei em empresas de Locação de Guindastes, envolvido principalmente na área de Geração de Energia Eólica.

IG: Você entrou no time da Locabens para gerenciar a área comercial em nível nacional. Quais os principais diferenciais da Empresa, que você pretende valorizar para ampliar a sua participação no mercado, em locação e em venda de gruas?
O principal diferencial da Locabens é, sem dúvida, o nível de especialização da equipe e o conhecimento técnico. Este conhecimento, aliado à qualidade da frota de gruas, que possui idade média abaixo de 3 anos, permite que a Empresa execute operações dentro dos mais rígidos padrões e procedimentos de segurança estabelecidos. E tudo, mantendo incomparável performance e produtividade nas obras.

Outra característica importante da Locabens é a estrutura oferecida para pós venda, com grande quantidade de peças de reposição, além de possuir muitos modelos com várias peças intercambiáveis, na frota da própria empresa. Para o cliente que nos solicita como locadora, ou adquire um equipamento Potain, esta segurança de agilidade em qualquer eventualidade, é importante para garantir que a obra não sofra qualquer conseqüência em virtude de uma parada da Grua.

IG: Após tantos anos participando em diferentes segmentos do mercado, e agora, na Locabens, qual a sua expectativa com relação ao futuro do setor construção civil e do mercado Movimentação Vertical?
A partir dessas experiências e através do contato permanente com profissionais e empresas da área, percebo que todas as boas estruturas estão mobilizadas, através de aquisições, qualificação profissional, formação técnica e processos de reciclagem, entre outras ações. Há uma percepção geral no mercado, de que é indispensável se preparar para a demanda prevista para os próximos anos. E não só em edificações, mas também nas áreas Petróleo e Gás, UHE´s, PCH´s, Infraestrutura, Energia Eólica e Pré Sal, além das obras necessárias para a realização da Copa de 2014 e Olimpíadas, em 2016.

O planejamento estratégico da Locabens não é diferente. A empresa se antecipou e entre os nossos principais objetivos, posso revelar que estamos determinados a aumentar a participação da Locabens no mercado brasileiro, e nos preparando para dobrar a quantidade de gruas da frota em curto prazo, dentro dos próximos 02 anos.