Locabens trabalha na Arena dos Paranaenses.

Grua Potain opera sobre trilhos, nas obras do estádio que levará a Copa à Curitiba.

Localizado no bairro Água Verde, próximo ao centro da capital do Estado do Paraná, o Estádio Joaquim Américo Guimarães, pertence ao Clube Atlético Paranaense e foi construído em 1914, anos antes do surgimento do clube. A partir de 1999, após ampla reforma, o estádio se tornou o mais modero do Brasil por quase uma década. E em outubro de 2011, elevado à posição de palco oficial para jogos da Copa do Mundo de Futebol, a empresa CAP S/A Arena dos Paranaenses iniciou a série de obras que o adequarão aos padrões exigidos pela FIFA.

À frente do projeto que contempla ampliação de arquibancadas e outros setores, reconstrução de toda a fachada, construção de novos edifícios destinados à imprensa e estacionamento, e muitas benfeitorias, a empresa Engevix Engenharia assegura plena tranquilidade na execução da fase de obras, devido à experiência acumulada em realizações de Empreitadas Integrais (EPC – Engineering, Procurement and Construction). E o projeto arquitetônico elaborado pela equipe do arquiteto uruguaio Carlos Arcos, garante aos torcedores rubro-negros do “Furacão” que a versão 2014 da arena será, além de confortável e segura, muito atraente.

Segundo Miguel Fernando de Faria, gerente da Regional Sul da Locabens, o trabalho da equipe especializada em projetos estruturais para bases, apoios e aplicações especiais, começou semanas antes da antiga cobertura do estádio ser desmontada, em março de 2012. “As premissas do time da Engevix estabeleciam: capacidade para movimentar cargas acima de 10t e mobilidade em grande raio de alcance, por conta das características do projeto de reconstrução, que teria grande quantidade de obstáculos e atividades em solo, no período de obras”, relembrou Miguel. “A necessidade de contar com a qualidade das gruas Potain era evidente! Além de agilidade e alto desempenho operacional, por um logo período, somente uma grua de lança horizontal poderia ser implantada na arena. Ou seja, deveria ser um equipamento potente, rápido e muito confiável, pois o cronograma não aceitaria atrasos por manutenções não previstas”, explicou o principal responsável pela interfase entre clientes e Locabens, no sul do país.

Para atender à aplicação exposta pela Engevix nesse empreendimento, desde dezembro de 2012, uma das equipes operacionais da Locabens movimenta uma enorme grua Potain MC 310K12 sobre 150 m de trilhos. Solução que ampliou exponencialmente o raio de alcance da lança de 60 m de comprimento que equipa o guindaste de torre locado pela Empresa. “Nessa etapa em que somente uma grua pode ser implantada na obra, a montagem especial sobre trilhos, quase triplicou a área de alcance do guindaste”, afirmou. “A grua Potain que opera na Arena da Baixada pode elevar cargas de até 12t e 3,2t na extremidade da lança. Montamos o equipamento com 57,5m de altura na torre, e graças à mobilidade que os trilhos agregaram à operação, por 8 meses apenas uma grua atenderá as principais operações de movimentação na obra”, concluiu Miguel.

Quando finalizada, a Arena dos Paranaenses terá 124.150m², entre os quais 74.330m² serão novas edificações, e entre outros aprimoramentos, oferecerá 42.000 lugares. O cronograma de trabalho planejado para o empreendimento prevê a montagem de outra grua MC 310K12, fixa, ainda no primeiro semestre. E assim que forem liberadas áreas que ainda estão em processo de demolição, novas gruas da frota para aluguel Locabens, poderão entrar em operação para acelerar as obras do mais compacto e inteligente entre os estádios da Copa de 2014, sob o ponto de vista da ocupação urbana.

FICHA TÉCNICA
Empreendimento: Estádio Joaquim Américo Guimarães.
Tipo: Arena multiuso.
Localização: Rua Buenos Aires, 1260, Água Verde, Curitiba, PR.
Construtores: Engevix Engenharia S/A.
Características: Reforma e construção de arena multiuso em área de 124.150m².
Gruas Implantadas: 02 gruas Potain MC310K12.
Especificidades e Justificativa: Grua Potain de lança horizontal de alto desempenho, para aplicação em obras de grande porte. Implantação especial sobre trilhos e fixa com pés chumbadores. Capacidade de carga entre 12t e 3,2t, no maior raio (70m). Dimensão da seção de torre de 2m². Excelente relação entre capacidade de carga, alcance e alta velocidade de trabalho.
Início das Operações (Implantação): Dezembro de 2012 (a primeira grua).
Fim das Operações (Das Gruas): Outubro de 2013 (a ultima grua).