Locabens vence a concorrência para a construção da sede…
Petrobrás – Vitória
Local da obra – Vitória – ES
Locabens vence a Concorrência do consórcio Odebrecht / Camargo Correa / Hochtief para a construção do complexo sede da Petrobrás em Vitória.
O contrato fechado com o consórcio prevê o fornecimento de 05 gruas, sendo 03 Potain MC175B, 01 BPR GT1295 e 01 Potain MC115B que serão destinadas a movimentação de cargas para a construção das super-estruturas e posteriormente para instalação das fachadas pré-moldadas em concreto. As mobilizações dos equipamentos estão previstas para Jan/08 com estimativa de 10 meses de trabalho.
Com previsão de entrega para março de 2009, a obra deverá custar algo em torno de R$ 486 Milhões e abrigará cerca de 1500 funcionários da estatal.
O projeto desenvolvido pelo arquiteto Sidônio Porto para a sede administrativa da Petrobrás em Vitória, capital do Espírito Santo, expressa a preocupação da empresa com a adoção de conceitos construtivos que resultem em eficiência energética, respeito ao meio ambiente e sistemas que evitem o desperdício de materiais. A estatal ocupa o topo da lista de companhias brasileiras que começam a despertar para a questão da sustentabilidade e vem procurando aplicar, em suas novas unidades, essa orientação, em defesa da prática de uma arquitetura bioclimática. O projeto foi escolhido em concurso organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).
Iniciada em junho deste ano, a primeira fase da obra prevê a construção de duas torres (leste e oeste), interligadas por um prédio central, além do edifício de utilidades, restaurante e dois blocos destinados aos centros de Realidade Virtual (CRV) e de processamento de dados (CPD), num total de 110 mil metros quadrados construídos, que ocuparão 30% do terreno de 101 mil metros quadrados. Parte do lote foi reservada para ampliação futura, quando deverá ser erguida a torre sul, com cerca de 30 mil metros quadrados de área.