Manitowoc entrega Potain MD1100 sob medida para estaleiro francês
MANITOWOC entrega Potain MD1100 sob medida para estaleiro francês
MD 1100
Manitowoc recém instalou uma unidade MD1100 customizada para uma aplicação especial no porto de Dunkerque em Dunkirk – norte da França. A grua será utilizada para movimentações de grandes cargas no reparo de embarcações.
Os engenheiros da Potain projetaram e customizaram a grua conforme necessidades e especificações do estaleiro que repara aproximadamente 250 embarcações por ano, com tempo médio de execução em torno de 100 horas cada. A MD1100 pertence ao porto autônomo de Dunkerque, empresa estatal Francesa.
Com um curso de 500 metros, a grua foi implantada sobre um pórtico de 10,70 x 10,70 metros de Bitola. A grua possui uma lança de 60 metros com uma carga de ponta de 13,8 ton, carga máxima de 50 ton e altura útil de 56,3 metros.
Gerard Vezant, diretor de vendas para aplicações especiais, relata que as mudanças e adequações nesta MD1100 foram maiores que as tipicamente são solicitadas. “Cada aplicação especial é ajustada para as especificações de cada caso, mas neste caso nós executamos um número de alterações nunca feitas”diz Vezant. “Nossa habilidade para atender especificações sob medida em um prazo relativamente curto foi um dos fatores decisivos para ganharmos esta concorrência. Didier Delorme, nosso gerente de contato, esteve em constante comunicação com os técnicos do estaleiro para assegurar que cada comprometimento fosse atingido como planejado. Em nosso gabinete técnico, Jean Claude Gateau coordenou todas as alterações técnicas.
Outras mudanças, incluindo adição de contrapesos extras e trucks adicionais auxiliaram na distribuição de carga. Estas mudanças permitiram configurar a grua para enfrentar ventos de até 237 Km/h, contra os 150 Km/h usuais. Proteção contra os ventos marítimos foi feita através de pintura especial de 240 microns de espessura além de dos mecanismos e painéis de controle serem acondicionados dentro de container adaptado ao contra-lança.
Pierre Defrance, do departamento de trabalho e estudos do porto de Dunkerque, afirmou que a habilidade da Potain em ofertar o pacote de fornecimento deu a segurança necessária para o investimento. “Nós somos responsáveis pela manutenção de embarcações de todo o mundo, e para nós, confiabilidade é nossa prioridade número 1”, disse ele. “Nós ficamos também bastante satisfeitos com o pacote oferecido pela Manitowoc / Potain. A empresa se encarregou da montagem, entrega técnica e programa de manutenção que se encaixou perfeitamente às necessidades do estaleiro”.
O estaleiro tema a reputação de alta qualidade em reparos de embarcações e em sua lista de clientes está a marinha Belga. É utilizada a última tecnologia tanto para movimentação e monitoramento do equipamento. Para esta MD1100, o porto autônomo de Dunkerque está utilizando uma plataforma de software que permite ver em tempo real informações sobre vida útil dos componentes,baseado nas informações geradas pelos inversores de freqüência e células de carga.