Manitowoc inaugurou fábrica de guindastes no Rio Grande do…
As primeiras máquinas sairão da linha de produção ainda em abril.
Na última sexta-feira (30), um jantar iniciou as atividades que o Manitowoc Crane Group promoveu na cidade de Passo Fundo, no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, para inaugurar a primeira planta industrial da empresa, na América Latina.
A inauguração do galpão de 30 mil m² aconteceu na manhã do sábado, dia 31, e contou com a presença de diversas autoridades regionais e nacionais, que se uniram ao presidente mundial do Grupo, Glen Tellock, ao presidente da divisão de movimentação vertical / guindastes, Eric Etchart, ao vice-presidente-executivo para as Américas, Lawrence J. Weyers, e ao diretor-geral da Manitowoc Brasil, Mauro Nunes. Além de testemunhar o rompimento da fita que iniciou, simbolicamente, as atividades da empresa no Brasil, os mais de 500 convidados para a solenidade, puderam conhecer de perto um pouco do primeiro terço da planta industrial que a Manitowoc instala no país.
Segundo Lawrence Meyers, a opção da empresa pela região sul do país foi influenciada pela facilidade de acesso à rede de indústrias fornecedoras de peças e componentes, e à presença de mão de obra qualificada na região de Passo Fundo. Meyers explicou que linha de produção que entrará em operação durante o mês de abril é somente a primeira fase do cronograma de investimentos que a empresa planejou para o Brasil. “Até que toda a estrutura física e unidades produtivas estejam em funcionamento conforme planejamos, a Manitowoc irá investir mais de R$ 73 milhões na unidade Brasil”, afirmou. “Nosso plano é contar com 100% de funcionamento da unidade brasileira, até o final de 2015”, concluiu o vice-presidente-executivo para as Américas.
Durante a visita às novas instalações, Eric Etchart explicou que o objetivo inicial da Manitowoc é produzir 3 modelos equipamentos na fábrica brasileira. “Ainda em abril, a unidade que estamos inaugurando vai iniciar a produção dos guindastes auto-propelidos sobre pneus, com a marca Manitowoc, modelo RT. E a nossa previsão é produzir entre 100 e 120 equipamentos desse modelo por ano”, informou Etchart. “No segundo semestre de 2013, será iniciada a produção dos guindastes especiais sobre rodas, da marca Grove, e em 2014, a terceira linha de produção a entrar em operação, fabricará os guindastes telescópicos com a marca National Crane, para montagem sobre caminhões”, concluiu.
Já o diretor geral da unidade Brasil, Mauro Nunes, confirmou que a empresa será responsável por criar 360 empregos diretos, e outros 800 indiretos. E que durante o período em que a planta industrial estiver em construção, o número de trabalhadores envolvidos no projeto da Manitowoc pode superar os 1000 empregos indiretos. “A unidade de Passo Fundo está instalada em uma área com 450 mil m². Nesse primeiro estágio, iniciaremos a produção na estrutura de 30 mil m² que inauguramos hoje. E outros dois galpões com características parecidas ainda serão construídos até 2016”, informou Nunes. “A atividade que estabeleceremos aqui no Rio Grande do Sul pretende oferecer equipamentos com alta tecnologia para o mercado interno, e mais de ¼ da nossa produção tem o objetivo de atender às demandas de países vizinhos, como Colômbia, Peru e Chile. Nossa expectativa é conquistar a liderança no mercado brasileiro e sul-americano, de equipamentos móveis para movimentação vertical de cargas”, afirmou o diretor-geral da Manitowoc Brasil.
Como representantes exclusivos da marca Potain no Brasil, a diretoria da Locabens também esteve presente na solenidade organizada em Passo Fundo, e reafirmou a sua posição de parceira estratégica no planejamento futuro da Manitowoc. A marca Potain é líder mundial em seu segmento, e corresponde à linha de guindastes de torre, ou simplesmente: gruas, usadas principalmente em construção civil, indústria naval e montagens industriais. Segundo Paulo Carvalho, diretor técnico da Locabens, a presença da Manitowoc produzindo em solo brasileiro irá reforçar ainda mais a segurança que a Locabens oferece aos seus clientes. “Como representantes exclusivos Potain, e proprietários da maior frota de gruas para locação do Brasil, a Locabens participa ativamente do mercado, como representante comercial, locadora de equipamentos, prestadora de serviços especializados e também como assistência técnica autorizada Potain. Nossa estrutura de atendimento oferece apoio técnico presencial em todas as regiões do Brasil, e estamos confiantes que unidade da Manitowoc instalada no Rio Grande do Sul, será mais um diferencial que nos auxiliará a oferecer equipamentos e serviços duas ou até tres gerações a frente da concorrência”, afirmou. “Os equipamentos Potain continuarão sendo produzidos pelas unidades da Manitowoc na Europa. Mas eu tenho certeza que através da unidade Brasil, em breve, a Locabens poderá contribuir para o desenvolvimento de soluções técnicas específicas para os empreendimentos brasileiros”, concluiu Paulo.
A Manitowoc é uma empresa global, que nasceu no estado de Wisconsin, ao norte dos Estados Unidos, no início do século passado. Atualmente a companhia concentra suas atenções em dois segmentos distintos: equipamentos para movimentação de cargas, e equipamentos de foodservice. A empresa possui mais de 16 plantas industriais, incluindo o Brasil, mantém operações permanentes de fabricação, distribuição e atendimento técnico em 26 países, e os seus equipamentos estão presente 68 nações, nos cinco continentes.
A fábrica do Brasil foi planejada para atingir faturamento bruto anual acima de R$ 200 milhões. O presidente mundial do Grupo, Glen Tellock, afirmou que a Manitowoc já participa do mercado brasileiro há mais de uma década, e que as usas expectativas nesse novo momento são produzir, aprender e criar novas soluções. “Ocupamos posição de vanguarda no desenvolvimento de equipamentos há mais de um século, pois inovar faz parte da cultura da Manitowoc. E essa filosofia norteará também as atividades da nova fábrica brasileira”, conclui.
– Assista à matéria produzida pela jornalista Janice Santos, da RBS TV, noticiando a inauguração da fábrica da Manitowoc em Passo Fundo – RS;
– Acesse um dos vídeos institucionais produzidos pelo Manitowoc Group (em inglês);
– Confira o registro, amador (produzido por um morador da cidade de Passo Fundo), das obras empreendidas para a construção da unidade Brasil da Manitowoc, no Rio Grande do Sul.