MANITOWOC POSSIBILITA A LIGAÇÃO ENTRE DOIS OCEANOS
Uma obra que corta as Américas ao meio, não é uma obra qualquer. Trata-se de uma obra ambiciosa e de proporções colossais.
Estamos falando do Canal do Panamá.
Este canal foi projetado para unir os oceanos Atlântico e Pacífico, no intuito de criar uma rota alternativa de transporte marítimo, que encurtasse distâncias.
O Canal do Panamá é um canal marítimo com 81 quilômetros de extensão, que corta o istmo do Panamá, ligando assim o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico. O canal é considerado como um ponto importante para o comércio internacional devido a grande diminuição do percurso feito pelos navios (a rota alternativa contorna o Cabo Horn).
Este canal começou a ser construído em 1880 e foi terminado em 1914.
Agora, esta grande obra da engenharia moderna, entrou em uma nova grande fase – sua ampliação.
As obras de expansão do Canal do Panamá, que começaram em 2007 com previsão para serem concluídas em outubro de 2014.
Nesta nova jornada em andamento, a expansão duplicará o tamanho do Canal. Para esta nova empreitada, um esforço internacional está sendo necessário.
O Grupo Unido por el Canal – GUPC, está encarregado do projeto e é formado por um consórcio internacional de empreiteiras.
O trabalho é intenso e gruas trabalham incansavelmente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, instalando vergalhões, moldes e maquinas para auxiliar no lançamento de concreto.
Estão trabalhando no projeto 14 gruas Potain MC 205 B de 10 toneladas de capacidade que ficam posicionados, tanto do lado Atlântico quanto do lado Pacífico do canal, ajudando a construir um terceiro conjunto de eclusas.
O GUPC comprou as gruas de torre Potain, direto da Manitowoc. As gruas MC 205 B foram produzidas na fábrica da Manitowoc em Zhangjiagang na China.
Também participam do projeto quatro gruas Grove, em contrato de locação da empresa CORPINSA, que ajudaram a instalar as gruas Potain.
As gruas locadas são: uma Grove GMK5220, uma Grove GMK5130-2, uma grua TMS9000E, montada sobre um caminhão comercial e uma RT890E, para terrenos acidentados.
Quando terminado, o canal terá a capacidade de acomodar navios maiores, incluindo superpetroleiros e maiores navios de contêineres modernos.
Fontes:
Revista Looking UP – Agosto de 2013
http://pt.wikipedia.org/wiki/Canal_do_panam%C3%A1
http://www.centinelaeconomico.com
São Paulo, 03 de julho de 2014.