O maior pedido de torres da história da Manitowoc!
Em contínua expansão, Locabens estabelece recorde em aquisição de torres novas.
Entre os dias 2 e 6 de junho, o Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, recebeu a 7ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e a 5ª Feira Internacional de Equipamentos para Mineração, simultaneamente, no evento batizado como M&T Expo 2009.
As feiras ocuparam totalmente os três pavilhões do Imigrantes, e na arena externa, algumas das maiores máquinas que já operaram em solo brasileiro ofereceram um show especial aos mais de 45 mil visitantes do evento. No quesito criatividade, as retroescavadeiras, escavadeiras e empilhadeiras todo terreno da marca JCB foram insuperáveis. E não só devido ao sincronismo das evoluções coreografadas da sua ‘Dancing Diggers’, mas porque todo o ‘show’ integrou uma inteligente ação de marketing que resultou em excelentes negócios. No quesito tecnologia para movimentação vertical, entretanto, o gigantesco Manitowoc 14000 estacionado ao lado da entrada oficial da feira roubou a cena. Se em alguns stands muitas belas garotas foram fotografadas quase como celebridades, não há dúvidas de que entre as máquinas, a mais clicada foi o 14000, que movimenta cargas de até 200t, e pode alcançar 85 metros de altura.
Como representante exclusiva da Potain, marca líder mundial em gruas, a equipe da Locabens esteve presente no stand da Manitowoc, e também realizou demonstrações na área externa. Usando uma grua automontante modelo Igo 36, operada via rádio e com capacidade para transportar até 4t, em doze metros de raio, a Locabens mostrou toda a versatilidade da linha automontante Potain, ao instalar a Igo em uma área de apenas 4m2 e surpreender o público com sua montagem automática, operação remota e agilidade de trabalho que alcança 23 metros de altura. Segundo Paulo César Reis, coordenador de pós-vendas da Manitowoc: “a Locabens acertou em cheio ao trazer uma automontante, justamente por estarmos em um local com pouco espaço livre em solo e com muita interferência aérea de outros equipamentos. A proposta de operação das automontantes é oferecer facilidade de operação, com boa capacidade de elevação e movimentação. E quem assistiu a Igo 36 trabalhando aqui se convenceu do grande potencial dessa pequena grua!”
Na quadra reservada às marcas alinhadas sobre o guarda-chuva Manitowoc, além da Potain Igo e de dois versáteis guindastes National Crane, um deles modelo 1800, montado sobre um chassi Scânia, também chamou atenção a estrutura imponente do guindaste GROVE GMK 7550, com 7 eixos. Representante mais atual da linha todo terreno da empresa, o 7550 pode movimentar até 450 t, e possui braço hidráulico com 60 m.
No stand da Manitowoc o software CraneSTAR para gerenciamento de ativos de guindastes reafirmou a posição de vanguarda da empresa, que além de desenvolver os equipamentos para movimentação vertical mais usados nos cinco continentes, desenvolveu um programa completo para gerir dados e oferecer aproveitamento máximo dos equipamentos aos proprietários de gruas e guindastes. “o CraneSTAR reduz custos e melhora a rentabilidade dos guindastes ao ajudar os usuários no monitoramento de dados críticos, no reconhecimento de tendências e na tomada de decisões”, explica Rene Porto, gerente de administração de vendas da Manitowoc para a América do Sul. “Através do novo software, que até o final do ano será componente de série em vários modelos Manitowoc e Potain, os nossos clientes poderão monitorar o uso do motor, as mudanças de localização, a produtividade diária, os sistemas críticos e muito mais. E ao acompanhar de perto essas e outras informações operacionais de cada equipamento, será possível reduzir custos, aumentar o tempo de operação e planejar manutenções preventivas, ações que influenciam diretamente na lucratividade dessas máquinas” complementa.
No dia 3, a diretoria da Manitowoc do Brasil reuniu seus principais clientes no stand da empresa e ofereceu duas homenagens especiais. Júlio Simões e Amilcar Spinetti Filho, respectivamente presidente e gerente geral de operações da empresa Locar Transportes Técnicos e Guindastes, foram homenageados por terem estabelecido o primeiro contrato de serviço tipo “banco de horas” no mundo. E o diretor técnico da Locabens, Paulo Carvalho, recebeu uma placa comemorativa atestando que, a Locabens foi a empresa que realizou a maior compra de elementos de torre S24 de uma só vez, em toda a história da Manitowoc / Potain.
Segundo Paulo, entre 2008 e 2009, a Locabens adquiriu 42 novas gruas Potain e, em maio de 2009, o parque da empresa já reunia 114 das 120 unidades que seu cronograma de crescimento contempla em 2009. “Desde a sua criação, a Locabens estabeleceu como missão oferecer as melhores soluções em transporte vertical, baseada em especialização técnica, planejamento operacional, segurança e, principalmente, em ampla variedade de equipamentos. Nós levamos a sério a idéia de que há uma grua ideal para atender às especificações de cada empreendimento. E como o universo de atuação da nossa equipe compreende todo o Brasil e muitos países vizinhos, renovar e ampliar a gama de equipamentos que temos disponível faz parte do cotidiano da Locabens”, explica. “Eu admito que me surpreendi com a homenagem, pois não imaginava que a nossa participação junto à Manitowoc fosse tão expressiva. Ficamos honrados por alcançar essa posição, mas acho muito possível superar esse recorde em breve. O nosso time está otimista e o processo de crescimento da Locabens na pára”, conclui.