Thera Berrini da Cyrela em conclusão da etapa de…

Gruas Potain com capacidade máxima de carga até 6t colaboraram em obras para os edifícios residencial e corporativo.

Pouco mais de um ano antes da data de entrega de um dos empreendimentos mais cobiçados da região da av. Eng. Luís Carlos Berrini, à sudoeste da cidade de São Paulo, as obras na torre corporativa Thera Office Berrini alcançaram a fase de acabamento. E no mesmo gigantesco canteiro de obras empreendido pela Cyrela Brazil Realty, a torre Thera Residence Berrini iniciou o mês de fevereiro trabalhando as últimas operações da fase de alvenaria.

Solicitado a colaborar no projeto de implantação e operação dos guindastes de torre que responderiam por operações de movimentação vertical de cargas na fase de construção do empreendimento, há quase dois anos o departamento de engenharia da Locabens recomendou a aplicação de dois modelos de gruas Potain, a marca líder mundial no segmento. Segundo o engenheiro Marco Carminatti, gerente comercial da empresa, devido à dimensão da obra, alta e estruturada em duas áreas amplas, a solução proposta pelo time Locabens contemplou a aplicação de uma grua Potain modelo MCi85, com capacidade máxima de carga em 5t, e outra grua de lança horizontal maior, modelo MC115B, com capacidade para 6t e lança de 50m de comprimento. “Esse empreendimento Cyrela é grandioso também no volume de cargas movimentadas e na área de alcance que as gruas tiveram de cobrir. Por isso, para atender as demandas da construtora com eficiência e racionalidade nos investimentos, propusemos o trabalho combinado de dois guindastes”, comentou o engenheiro. “A grua menor, Potain MCi85, recebeu implantação ascensional a partir de um dos fossos para elevadores da torre residencial e chegará a 110m de altura. E o guindaste maior, operou com torre de 143 metros de altura e implantação fixa com pés chumbadores para servir a torre corporativa e o edifício comercial”, explicou Carminatti.

Realmente, os números relacionados ao empreendimento da cinquentenária incorporadora são grandiosos. No Residence já há 321 apartamentos com dimensões entre 66 e 84m², além de lofts e unidades duplex, com variados ambientes para lazer em áreas comuns, onde o sky longe com pé direito tripo, no 21º pavimento, é o atrativo principal. E as 254 unidades básicas do Thera Office foram planejadas para proporcionar junções que ampliem escritórios de 42m² para até 624m². Ao todo, o complexo que a Cyrela projetou em detalhes para oferecer qualidade de vida aos seus clientes, ocupa quase 24.000m² de terreno. E como lembrou Carminatti, empresas com o histórico de sucesso da Cyrela, exigem alto desempenho, eficiência e segurança, em proporção equivalente à grandiosidade das suas realizações. “A Locabens já colaborou em obras Cyrela em 14 estados e no Distrito Federal, e atender às necessidades operacionais de uma incorporadora com tantos empreendimentos em construção simultaneamente, representa um desafio para a frota de gruas e elevadores de cremalheira para aluguel da Locabens, e para as filiais que estabelecemos no Rio de Janeiro e regiões Nordeste e Sul”, concluiu.

As obras na área do canteiro que corresponde à torre corporativa começaram em maio de 2011, e as da torre residencial em agosto do mesmo ano. O cronograma apresentado pela Cyrela estabelece o mês abril de 2014 como a data para entrega dos novos condomínios integrados. E com 100% do empreendimento residencial comercializado, a Cyrela entrou na etapa final de obras determinada a adicionar mais um grande grupo de consumidores à sua invejada lista de quase 80 mil unidades entregues.

FICHA TÉCNICA
Empreendimento: Thera Office Berrini e Thera Residencial Berrini.
Tipo: Condomínios integrados, para uso residencial e corporativo.
Localização: av. Engº Luís Carlos Berrini, 15, Brooklin, SP.
Construtores: Cyrela Brazil Realty.
Características: Construção de condomínios residencial e corporativo, integrados, em áreas de 6.480m² e 17.000m², respectivamente.
Gruas Implantadas: 01 grua Potain MCi85 e 01 grua Potain MC115B.
Especificidades e Justificativa: Gruas para aplicação em ambiente urbano, com alta velocidade de trabalho e amplo alcance das lanças. Ambos os guindastes apresentam excelente relação entre: curva de cargas x consumo energético x emissão de ruídos, e agilidade na telescopagem das torres, entre outras características.
Início das Operações (Implantação): Março de 2012 (a primeira grua).
Fim das Operações (Das Gruas): Junho de 2013 (a última grua).